Saudação proferida pela ex-aluna Wlady Aguiar dos Anjos, coordenadora do Departamento Assistencial da Associação de Ex-Alunas, no Chá das Presidentes, quando aconteceu o descerramento do quadro em homenagem às três primeiras presidentes:
Ao ser descerrado este quadro, somos obrigados a fazer uma releitura da história desta Associação.
Era 1941 – SÉCULO PASSADO
Madre Joana da Cruz, conforme primeira ata, então diretora da Escola, convidou algumas ex-alunas para reunião, sugerindo que criassem uma entidade de congraçamento das mesmas. Muita receptividade houve entre as presentes, que difundiram a sugestão e angariaram novas adeptas.
Por unanimidade, foi escolhida para dirigir a presidência em caráter temporário, Lêda Maria Hormain, que convidou demais membros para iniciar a instituição. As ex-alunas presentes nesta reunião foram consideradas sócias fundadoras.
Estava lançada a semente, em terra fertilizada pela amizade, amor à convivência, ao espírito esportivo, à doação, fé, dedicação.
Se só reuniam-se para a prática do esporte e benemerência, em 1962, com entusiasmo que era peculiar ao grupo, decidiram, sob o comando de Maria Amélia Barlem, registrar em cartório a entidade, com estatutos pertinentes à época.
Assim foi formada a primeira diretoria oficial, conforme autos dos estatutos e expandidos os departamentos, estando os mesmos em prática até hoje.
FANTÁSTICO!
A dinâmica da convivência fez que surgissem líderes para que dirigissem com amor e dedicação a novel entidade.
Ao contemplarmos, neste instante, a Galeria das Presidentes, queremos, agora, homenageá-las.
Não ousaremos elogiar seus feitos, que foram inúmeros no decorrer de mais de meio século.
Dificuldades, alegrias, correrias, desafios, incertezas, acontecimentos rendosos, luxuosos, chiques, trabalhosos, espinhosos, felizes, enaltecidos, elogiados e salientados pela sociedade rio-grandina.
Lembramos, no momento, a figura ímpar, tranqüila, cuja capacidade intelectual amparou e apoiou todas presidentes, sem ter, jamais, aceito tal cargo, mas que redigiu desde a primeira ata até passado bem próximo.
MARGARIDA FIGURELLI BUAIZ
Comparemos cada gestão representada nesta galeria, como na lenda, – na parede – a um retalho de tecido.
Cada um de cor e tamanho diferentes, pedaços e consistências irregulares – uns frágeis, finos, fortes, opacos, brilhantes, especiais, originais, alegres, sóbrios, antigos, modernos.
Contemplamos cada retalho isolado, mas o amor e a doação uniu-os nestes 70 anos.
Na gestão em exercício, estes retalhos foram unidos com o fio que aproxima e forma a colcha da história.
Este fio é o AMOR. Amor que une as criaturas pelas diferenças.
Formamos e construímos aquelas colchas tão lindas e tão fortes que doamos neste MAIO e cobrimos os nossos assistidos.
Agradecemos e parabenizamos a todas as ex-presidentes, pois a atual, em exercício, com habilidade, aptidão, determinação, apresenta a
CONSOLIDAÇÃO DO TRABALHO DE TODAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário